07 setembro 2006

Introdução do Hino Nacional

Curiosidades

A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, para comemorar a Independência do país. Essa música tornou-se bastante popular durante os anos seguintes, e recebeu duas letras. A primeira letra foi produzida quando Dom Pedro I abdicou do trono, e a segunda na época da coroação de Dom Pedro II. Ambas versões, entretanto, caíram no esquecimento.

Após a Proclamação da República em 1889, um concurso foi realizado para escolher um novo Hino Nacional. A música vencedora, entretanto, foi hostilizada pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Esta composição ("Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!...") seria oficializada como Hino da Proclamação da República do Brasil, e a música original, de Francisco Manuel da Silva, continuou como hino oficial. Somente em 1906 foi realizado um novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, que foi oficializado por Decreto do Presidente Epitácio Pessoa em 1922 e permanece até hoje.

Diferente do que muitas pessoas pensam, é considerado errado bater palmas após a execução do hino nacional, por ser tido como desrespeito. Uma vez que o Hino Nacional representa o próprio povo (por ser ele, junto com a bandeira e o brasão das armas nacionais, um dos três símbolos máximos da nação), parece descortês aplaudi-lo, pois isso soa como se as pessoas estivessem aplaudindo a si mesmas.
Eu acho isso uma bobagem. O lance de aplaudir é isso mesmo, estamos aplaudindo a nós, povo brasileiro. Acho bacana.

__________________________

O hino nacional brasileiro possuia, embora pouco conhecida, uma letra para a introdução que atualmente é só instrumental.
Para quem (assim como eu) desconhece, a palavra "SUS" é uma interjeição motivadora que vem do latim e que significa: eia!, coragem!, ânimo!; suspender, elevar. Neste caso, deve significar "avante, em frente".

Letra atribuída a Américo de Moura

Espera o Brasil
Que todos cumprai
Com o vosso dever.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Gravai com buril
Nos pátrios anais
Do vosso poder.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Servi o Brasil
Sem esmorecer,
Com ânimo audaz
Cumpri o dever,
Na guerra e na paz

À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil.
Eia sus, oh sus!


fonte: Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_Nacional_Brasileiro


update: 







2 comentários:

André Lasak disse...

Muito interessante!

O seu post e o meu sobre o dia de hoje estão bem informativos, hehehe.

Abração!

Nicinha Veloso disse...

Há 40 anos aprendí o nosso Hino com introdução e, há pelo menos uns 30 dicuto com certas pessoas que não acreditam que ela exista. Hoje pude comprovar e provar que além do nosso hino ser o mais belo do mundo, possui uma introdução de arrepiar....