08 abril 2013

SKY: Desrespeito ao consumidor em alta definição!

SKY: Desrespeito ao consumidor em alta definição!

A SKY me demonstrou que é uma empresa que não conhece limites no que se refere à falta de respeito com o cliente.
Há quase um mês, aceitei a oferta de um novo "combo" HD, de custo superior ao combo HD que eu assinava antes. No atendimento pelo telefone, minha conta foi imediatamente transferida para o novo pacote, que me possibilitou o acesso a um (1) novo canal em SD. O novo combo também previa a instalação de dois novos equipamentos, o que foi prontamente agendado.

Para minha surpresa, nenhum representante da Sky compareceu na data agendada. Após minha reclamação por telefone, foi agendada nova data. Neste segundo dia, para meu aborrecimento, novamente nenhum representante da Sky compareceu. Repeti o procedimento.
Sábado, pela terceira vez, para meu desgosto, nenhum representante da Sky veio até a minha residência. Pela terceira vez, passei uma manhã esperando, à toa, a visita do técnico. O detalhe é que às 14h20, em contato com a Sky por telefone, a atendente me pediu que eu aguardasse até as 18h, porque a OS estava aberta e o técnico viria. Não veio.

Nessas três semanas, ninguém da Sky entrou em contato comigo. Reclamei pelos canais de atendimento da empresa nas redes sociais e a resposta foi que meu caso estava sendo acompanhado por um “especialista” (em quê?) e que seria resolvido. Mentira. Ninguém acompanha nada. Se assim fosse, não teriam falhado novamente.

No atendimento por telefone, as atendentes são treinadas a colocar a culpa na assistência terceirizada. Como se isso ajudasse o cliente. Como se fosse o cliente que contratasse a terceirizada. Mesmo irritado, mantive a boa educação com as atendentes. Mas minha insistência nas perguntas sem respostas implicaram em duas ligações desligadas abruptamente, “na cara”. O treinamento da central da Sky por certo inclui a técnica de não deixar o cliente falar, mas não prepara o funcionário para a situação reversa ou para o cliente que faz as perguntas fora do manual.

Não há ninguém na Sky que faça um “segundo atendimento” (ou ouvidoria), para tentar resolver o problema do cliente, se tudo mais já deu errado. O problema só é empurrado para frente, até que um dia, quem sabe, a OS caia na mão de uma terceirizada que faça o serviço. Como se o problema não fosse da Sky.

A empresa é incapaz de assumir a culpa pelo péssimo serviço que prestou, pelos erros, pelos transtornos causados. É incapaz sequer de um simples pedido de desculpas. Que dirá então de uma justa e digna compensação ou reparação ao cliente.

E que não se diga que essas empresas de tv por assinatura são todas assim! Não! Já fui cliente da NET (virou Claro TV?), da Telefonica e da TVA (as duas últimas atuam agora com a marca Vivo). Sim, já tive problemas. Mas nunca me deparei com tamanha falta de vontade de resolver um problema. Que, por sinal, nem problema deveria ser, pois se trata de uma instalação básica, em imóvel onde já existe o sinal. Nunca vi tamanho descaso, nem imaginei que isso fosse possível.

Aos amigos, portanto, fica o alerta: Fujam!

Nenhum comentário: